Acompanhe

STF – Denúncia da PGR contra Carla Zambelli – sessão do dia 21/5/2024

1ª Turma decide se recebe denúncia contra Zambelli pelos crimes de invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica

stf ao vivo carla zambelli
Deputada federal Carla Zambelli (PL - SP) / Crédito: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

A 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decide nesta terça-feira (21/5), a partir das 14h30, se receberá a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e o hacker Walter Degatti pela invasão de sistemas do Judiciário. Acompanhe a sessão do STF ao vivo.

Em abril, a PGR denunciou Zambelli e Delgatti pelos crimes de invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica. Segundo a denúncia, o hacker, sob supervisão da parlamentar, teria invadido 13 vezes os sistemas do Judiciário e inserido documentos falsos, incluindo um mandado de prisão contra o ministro do STF, Alexandre de Moraes, além de ordens de seu sigilo bancário e bloqueio de bens.

Entres as ferramentas violadas estão o Sistema de Controle de Acesso (SCA), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Sistema de Automação Judiciária (SAJ), mantido pelo Banco Central do Brasil. Em depoimento, Delgatti afirmou ter sido contratado pela parlamentar. Zambelli nega as acusações.

No julgamento da PET 11.626, o colegiado decidirá se a denúncia da PGR cumpre os requisitos previstos na legislação penal. Caso a denúncia seja aceita, a deputada federal e Delgatti se tornarão réus no Supremo. Cabe recurso dessa decisão.

Assista à sessão de julgamento do STF ao vivo