Danielly Fernandes
Repórter freelancer. Antes, foi trainee do JOTA em São Paulo. Passou também pela redação da revista Claudia e atuou como freelancer na cobertura de notícias sobre Brasil e mundo.
São nove os candidatos disputam a prefeito do Rio de Janeiro (RJ) nas eleições municipais de 2024. Eduardo Paes (PSD) será candidato à reeleição à Prefeitura do Rio de Janeiro e contará com o apoio do presidente Lula (PT). O JOTA faz cobertura AO VIVO das eleições municipais 2024 neste domingo (06/10), a partir das 12h.
Já o governador do estado, Cláudio Castro (PL), anunciou apoio ao deputado federal e ex-chefe da Abin Alexandre Ramagem (PL-RJ). Antes, Castro chegou a defender a candidatura do deputado federal Doutor Luizinho (PP-RJ), ex-secretário estadual de Saúde do Rio de Janeiro. Com a desistência de Luizinho, que perdeu apoio de Castro, o deputado federal Marcelo Queiroz (PP-RJ) entrou na disputa e será o candidato do Progressistas.
A candidata do Novo no Rio de Janeiro (RJ) será Carol Sponza. O PSol anunciou o deputado federal Tarcísio Motta como candidato. Já o PCO apresentou o nome de Henrique Simonard para disputar o pleito municipal.
Há ainda dois nomes que disputaram o governo do Rio de Janeiro (RJ) em 2022 e que, agora, vão participar do pleito pelo comando da prefeitura da capital fluminense. São eles: Juliete Pantoja (UP) e Cyro Garcia (PSTU).
Outro nome que aparecia entre os candidatos no Rio de Janeiro (RJ) era o do general Walter Braga Netto, apadrinhado do ex-presidente Jair Bolsonaro, mas ele foi declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e abriu mão da disputa. Quase mil candidatos a vereador estão concorrendo a uma vaga na Câmara Municipal do Rio de Janeiro.
Atual prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes, 53 anos, busca a reeleição ao cargo pelo PSD. Paes é formado em Direito pela PUC-Rio e iniciou sua carreira política nos anos 90 como integrante da Juventude Cesar Maia, logo depois foi nomeado subprefeito da Zona Oeste do Rio de Janeiro pelo prefeito Cesar Maia. Em 1996, foi eleito vereador pelo PFL e, dois anos depois, foi eleito deputado federal, cargo que ocupou por dois mandatos consecutivos. Em 2006, Eduardo Paes concorreu ao governo do Rio de Janeiro, mas perdeu a eleição. Filiado ao MDB, Paes foi prefeito do Rio de Janeiro entre 2009 e 2016 e voltou à prefeitura após vencer as eleições municipais de 2020, mas, dessa vez, filiado ao Democratas. Ele migrou para o PSD em maio de 2021 e agora é candidato à reeleição como prefeito do Rio de Janeiro (RJ) em 2024, em chapa com Eduardo Cavaliere, do PSD, como vice.
Delegado da Polícia Federal, Alexandre Ramagem, 51 anos, se tornou uma figura pública no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, quando foi nomeado chefe da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Ramagem é um dos principais aliados do ex-presidente e com seu apoio foi eleito deputado federal pelo PL nas últimas eleições. Com apoio de Bolsonaro e do governador Cláudio Castro, Alexandre Ramagem é candidato à Prefeitura do Rio de Janeiro (RJ) nas eleições municipais de 2024, em chapa com Índia Armelau, também do PL, como vice.
Carol Sponza, 44 anos, é advogada, mestre em Políticas Públicas e pós-graduada em Economia. Integrante da executiva do Novo no Rio de Janeiro, Carol se elegeu em 2022 como a deputada estadual mais votada do partido. Em maio deste ano, Carol Sponza foi anunciada como pré-candidata a prefeita do Rio de Janeiro nas eleições 2024, no lugar do vereador Pedro Duarte, que retirou sua candidatura e tentará a reeleição para a Câmara Municipal. Agora, Carol Sponza é candidata à Prefeitura do Rio de Janeiro (RJ) nas eleições 2024, em chapa com Popo, também do Novo, como vice.
Cyro Garcia, 67 anos, é graduado em Direito pela UFRJ e tem doutorado em História pela UFF, é filiado ao PSTU, partido do qual foi um dos fundadores. Garcia foi presidente do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro e ocupou o cargo de deputado federal pelo PT de 1992 a 1993. Em 2022, foi candidato ao governo do Rio de Janeiro, mas não obteve êxito nas urnas. Além disso, ele já se candidatou à prefeitura do Rio de Janeiro em outras duas ocasiões, nas eleições de 2016 e 2020. Cyro Garcia é o candidato do PSTU a prefeito do Rio de Janeiro (RJ) nas eleições municipais de 2024, em chapa com a colega de partido Paula Falcão, como vice.
Henrique Simonard tem 27 anos e é natural do Rio de Janeiro. É estudante de Geografia na Universidade Federal do Rio de Janeiro e atua como redator do Diário Causa Operária (DCO). Em 2020, Simonard foi candidato à Prefeitura do Rio de Janeiro e também concorreu, em 2022, a uma vaga na Câmara dos Deputados, mas não foi eleito. Simonard é candidato a prefeito do Rio de Janeiro nas eleições de 2024, pelo PCO, em chapa com o correligionário Caetano Albuquerque, como vice.
Juliete Pantoja, 32 anos, é líder do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas, conhecida por estar à frente da organização de protestos, ocupações urbanas e defesa do direito à moradia. Nascida em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, ela ingressou na política ainda na adolescência ao se juntar à Associação dos Estudantes do Rio de Janeiro. Atualmente, Pantoja ocupa o cargo de vice-presidente estadual da UP. Em 2022, concorreu ao cargo de governadora do Rio de Janeiro, mas foi derrotada. Agora, Juliete Pantoja disputa a Prefeitura do Rio de Janeiro (RJ), em chapa com Benevides Camelo (UP), como vice.
Eleito o deputado federal mais votado do PP nas eleições de 2022, Marcelo Queiroz, 39 anos, busca viabilizar sua candidatura a prefeito do Rio de Janeiro. A decisão por participar da disputa ocorreu após a desistência de seu correligionário, Doutor Luizinho. Queiroz, que está em seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados, é formado em Direito, atuou como advogado e entrou para a política em 2012, quando foi eleito vereador. Em 2018, foi eleito deputado estadual. Na administração pública, assumiu cargos como o de secretário de Administração e de Meio Ambiente na prefeitura do Rio de Janeiro e também de Agricultura na gestão estadual. É pós-graduado em gestão de projetos e tem mestrado profissional em economia. O deputado Marcelo Queiroz foi confirmado como candidato a prefeito do Rio de Janeiro em convenção realizada no dia 31 de julho pelo PP.
Rodrigo Amorim, de 45 anos, é advogado e deputado estadual em seu segundo mandato. Em 2016, foi candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo atual senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Em 2018, antes de ser eleito para a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (RJ), ficou nacionalmente conhecido por ter quebrado uma placa em homenagem à vereadora Marielle Franco. Também participaram do ato o ex-deputado Daniel Silveira e o ex-governador Wilson Witzel. No início de maio deste ano, tornou-se o primeiro político a ser condenado por violência política de gênero, por ter ofendido a vereadora travesti Benny Briolly. Amorim diz que vai recorrer da sentença. Embora seja aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, que apoia a candidatura de Ramagem. Amorim foi confirmado como candidato à Prefeitura do Rio de Janeiro (RJ) nas eleições de 2024.
Nascido em Petrópolis (RJ), Tarcísio Motta, 48 anos, é deputado federal. Formado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com mestrado e doutorado pela mesma instituição, foi professor na rede pública municipal de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e professor da rede estadual de ensino. Motta também foi diretor estadual do Sindicato dos Profissionais da Educação (Sepe). Ele ajudou a fundar o PSOL carioca e atualmente é presidente do diretório municipal da legenda. Foi candidato ao governo do Rio de Janeiro em 2014 e 2018, mas não se elegeu. Ocupou o cargo de vereador da capital fluminense por dois mandatos, entre 2016 e 2022. Nas eleições do ano passado, foi eleito deputado federal pelo Rio de Janeiro. Tarcísio Motta foi confirmado como candidato a prefeito do Rio de Janeiro (RJ) nas eleições de 2024, em convenção realizada pelo PSol no último dia 1º de agosto.