jota logo
Entrar
jota logo
Entrar
Banner Top JOTA INFO
Saúde

Anvisa anuncia apreensão de lote falsificado de remédio contra esclerose múltipla

Um dos lotes do medicamento, o 7BK1221, não foi reconhecido pelo fabricante, a Sanofi Medley Farmacêutica Ltda

Redação JOTA
30/03/2023|16:56|São Paulo
medicamento para esclerose múltipla
Crédito: Unsplash

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, em decisão publicada no dia 27/3 em diário oficial, que unidades falsificadas do Lemtrada (alentuzumabe), usado contra a esclerose múltipla, fossem apreendidas e sua distribuição e comercialização proibidas. A medida é válida aos medicamentos de 10 mg/mL, solução para infusão intravenosa, do lote 7BK1221, com data de fabricação em novembro de 2021 e com validade vigente até outubro de 2024.

A decisão da Anvisa ocorreu após a Sanofi Medley Farmacêutica Ltda., responsável pela detenção do registro do medicamento, comunicar à Agência que não reconhecia o lote 7BK1221 como parte de sua cadeia de produção. Além disso, a fabricante também alertou a Anvisa que a embalagem secundária do produto se encontrava em idioma estrangeiro.

O Lemtrada é um medicamento imunomodulador utilizado no tratamento da esclerose múltipla. Além de suspender a comercialização do medicamento, a Anvisa também pediu aos serviços de saúde que, caso identifiquem unidades do remédio com características que possam ser falsas, seja suspenso o seu uso e o fato seja comunicado diretamente à Agência pela Notivisa.

Além disso, a Anvisa também solicita que em caso de dúvidas sobre a procedência do medicamento, haja o contato com a Sanofi pelo telefone 08007030014 ou pelo e-mail da companhia farmacêutica, sac.brasil@sanofi.com.

*Com informações da Anvisalogo-jota

Tags
Anvisa
JOTA PRO Saude
medicamentos
Saúde
vigilância sanitária