Danielly Fernandes
Repórter freelancer. Antes, foi trainee do JOTA em São Paulo. Passou também pela redação da revista Claudia e atuou como freelancer na cobertura de notícias sobre Brasil e mundo.
Sete candidatos a prefeito de Manaus (AM) disputam as eleições municipais de 2024. O atual prefeito, David Almeida (Avante), tenta a reeleição e desponta na liderança das pesquisas eleitorais na capital amazonense.
Também compõem a lista de candidatos à Prefeitura de Manaus: Amom Mandel (Cidadania), Capitão Alberto Neto (PL), David Almeida (Avante), Gilberto Vasconcelos (PSTU), Marcelo Ramos (PT), Roberto Cidade (União Brasil) e Wilker Barreto (Mobiliza).
O cenário só ficou mais claro no início de agosto, quando algumas desistências foram confirmadas. Coronel Menezes (Progressistas), que havia anunciado que iria concorrer à prefeitura, por exemplo, abriu mão da candidatura e será o vice de Roberto Cidade (União Brasil).
Os candidatos à prefeitura de Manaus irão disputar o primeiro turno das eleições municipais no dia 6 de outubro de 2024.
O segundo turno, caso necessário, será em 27 de outubro.
O atual prefeito de Manaus (AM), David Almeida, 54 anos, é formado em Direito. Nascido na capital amazonense, ingressou na carreira política como candidato a vereador em 2004. Foi deputado estadual por três mandatos consecutivos e foi eleito presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas para o biênio 2017/2018. Em 2017, assumiu o governo interino do Amazonas após a cassação de José Melo de Oliveira e seu do vice pelo TSE. Nas eleições de 2018, Almeida foi candidato ao governo do Amazonas, mas não se elegeu. Em 2020, disputou a Prefeitura de Manaus e conquistou a vaga no segundo turno. David Almeida é candidato à reeleição como prefeito de Manaus, ao lado do vice-prefeito Renato Junior, também do Avante.
Amom Mandel, 22 anos, é estudante de Direito na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), empresário e deputado federal. Nascido no Recife (PE), Mandel é de uma família de magistrados. É filho de juíza, neto de desembargador e enteado de um conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM). O estudante participa de grupos de ativismo desde os 12 anos e entre as causas defendidas por ele estão o trabalho voluntário e o desenvolvimento sustentável. Em 2020, aos 19 anos, disputou sua primeira eleição e foi eleito vereador de Manaus. Nas eleições de 2022, foi eleito deputado federal pelo Cidadania, sendo o mais votado e o mais jovem na história do Amazonas. Amon Mandel é candidato à Prefeitura de Manaus, com a advogada Nancy Segadilha, também do Cidadania, como candidata a vice na chapa.
Capitão Alberto Neto, 40 anos, é natural de Fortaleza (CE) e formado em Direito. Atuou como sargento controlador de voo da Aeronáutica e, posteriormente, tornou-se policial militar. Nas eleições de 2018, conquistou uma cadeira na Câmara dos Deputados e foi reeleito em 2022. Em março, Neto recebeu o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro para sua candidatura à Prefeitura de Manaus. Em entrevista ao JOTA, ele afirmou que espera contar com a simpatia dos manauaras em relação ao bolsonarismo. Capitão Alberto Neto oficializou que será candidato a prefeito de Manaus em convenção do partido no dia 3 de agosto. A vice na chapa será Maria do Carmo (Novo), que havia lançado pré-candidatura para prefeita, mas decidiu compor a chapa com o candidato do PL.
Gilberto Vasconcelos, 57 anos, é natural de Manaus (AM). Formado em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), atua como professor da rede municipal de ensino. Esta é a segunda vez, após 2020, ele é candidato à Prefeitura de Manaus. Atualmente, preside o diretório estadual do PSTU no Amazonas e integra a Central Sindical e Popular (Conlutas) do estado. A candidata a vice na chapa de Gilberto Vasconcelos é a sua correligionária Damiana Amorim.
Marcelo Ramos, 50 anos, é formado em Direito. Nascido em Manaus, iniciou sua carreira política ao se candidatar a vereador da cidade nas eleições de 2000 pelo PCdoB. Em 2007, assumiu a cadeira de vereador ao assumir uma vaga de suplente e foi reeleito em 2008. Nas eleições de 2010, foi eleito deputado estadual pelo PSB. Também foi candidato à Prefeitura de Manaus, em 2016, pelo PL, quando foi derrotado por Arthur Virgílio Neto. Em 2018, tornou-se deputado federal pelo mesmo partido. Em 2021, Ramos foi eleito primeiro vice-presidente da Câmara dos Deputados, mas acabou destituído pelo presidente da Casa, Arthur Lira, após migrar para o PSD. Em 2024, filiou-se ao Partido dos Trabalhadores para ser candidato a prefeito de Manaus.
Roberto Maia Cidade Filho, mais conhecido como Roberto Cidade, 37 anos, é deputado estadual em segundo mandato e nasceu em Manaus. Cidade concorreu à sua primeira eleição em 2016, como candidato a vereador de Manaus, mas não foi eleito. Nas eleições de 2018, concorreu à vaga de deputado estadual no Amazonas pelo PV, sendo o segundo mais votado. Em dezembro de 2020, foi eleito presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas para o biênio 2021/2022. Nas eleições de 2022, Cidade foi reeleito como deputado estadual e posteriormente também foi reeleito como presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, para o biênio 2023/2024. Roberto Cidade é candidato a prefeito de Manaus e tem como vice na chapa Coronel Menezes (Progressistas).
Wilker Barreto, 47 anos, é deputado estadual em segundo mandato. Natural de Manaus, possui graduação em Economia e mestrado em Sustentabilidade e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), além de especialização em Políticas Públicas, Engenharia de Negócios e Engenharia Financeira. Barreto iniciou a carreira política em 2012, quando foi eleito vereador pelo PHS, sendo reeleito em 2012 e 2016. Nas eleições de 2018, foi eleito deputado estadual e reeleito em 2022. Neste ano, Wilker Barreto se filiou ao Mobiliza, partido pelo qual é candidato a prefeito de Manaus, ao lado da correligionária Professora Renata, como vice.