Ministério da Gestão

Fundação Cesgranrio será responsável pela prova do Concurso Público Unificado

A prova será aplicada simultaneamente em 180 cidades do Brasil e selecionará 6.640 novos servidores

Crédito: Antônio Cruz/Agência Brasil

A Fundação Cesgranrio foi escolhida pelo governo federal para aplicar o Concurso Público Nacional Unificado, segundo informou o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) nesta sexta-feira (24/11).

Será a primeira vez que o governo federal aplicará uma prova simultânea para preencher vagas em 21 órgãos da administração pública. Ao todo, serão selecionados 6.640 novos servidores.

A assinatura do contrato com a Cesgranrio deverá ser concluída até o final de novembro, segundo o ministério. Caberá a fundação divulgar o edital com requisitos, vagas, salários, conteúdo programático, formas de inscrição, critérios de seleção, data e local de prova.

O MGI fez um estudo técnico preliminar para estabelecer os requisitos básicos para as empresas interessadas em aplicar a prova do concurso público. O documento foi enviado a 12 instituições que já trabalharam com provas desse tipo para o governo. Das 12, cinco apresentaram propostas de aplicação da prova e, entre elas, somente três atendiam a todos os critérios estabelecidos.

“Como as três empresas tinham as qualificações necessárias, decidimos pelo critério da economicidade, ou seja, por aquela que cobrou o menor valor pelo serviço”, explicou a diretora de provimento e movimentação de pessoal do MGI, Maria Aparecida Chagas Pereira

O processo de seleção que culminou na escolha da fundação foi acompanhado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), pela Controladoria Geral da União (CGU) e pela Advocacia-Geral da União (AGU). De acordo com a diretora do MGI, o governo aproveitou o apoio dos órgãos de controle para garantir a conformidade com as melhores práticas de gestão, transparência e legalidade.