Acompanhe

STF – descriminalização do porte de drogas – sessão de 22/6/2023

Está na pauta do STF ação que discute descriminalização do porte de drogas. Sessão será retomada com juiz de garantias

STF ao vivo descriminalização drogas
Sessão plenária do STF / Crédito: Carlos Moura/SCO/STF

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) pode julgar, nesta quinta-feira (22/6), o Recurso Extraordinário (RE) 635.659 em que se discute a possibilidade de descriminalização do porte de drogas para consumo próprio. É alegado que a conduta não representa afronta à saúde pública, mas apenas à saúde pessoal do próprio usuário. Acompanhe a sessão do STF ao vivo.

O julgamento foi paralisado com o pedido de vista de Teori Zavascki em setembro de 2015. Substituto de Zavascki, que morreu em janeiro de 2017, Alexandre de Moraes devolveu o pedido de vista ao plenário em novembro de 2018. Desde então, a Corte não avançou na discussão, que teve três votos distintos proferidos em plenário.

Os ministros, no entanto, começam a sessão retomando o julgamento conjunto das ADIs 6.2986.2996.300 e 6.305, contrárias a dispositivos do Pacote Anticrime (Lei 13.964/2019) que introduzem a figura do “juiz das garantias” no Código de Processo Penal. O ministro relator, Luiz Fux, deferiu medida liminar para suspender a eficácia da norma até decisão do Plenário.

Nesta quarta-feira (21/6), Fux iniciou a leitura de seu voto e adiantou ao colegiado que, sem estudos aprofundados, não é possível impor ao Poder Judiciário uma lei com tantas implicações no sistema criminal.

O Plenário do STF também pode julgar a Petição 9.007, em que a PGR denunciou o deputado federal Otoni de Paula (MDB-RJ) por difamação e injúria contra o ministro Alexandre de Moraes, além de coação ao longo do processo.

Assista à sessão do STF ao vivo em que pode ser julgada a ação sobre a descriminalização do porte de drogas