Sem Precedentes

O que esperar da sabatina de Cristiano Zanin na CCJ do Senado

Novo episódio do Sem Precedentes aborda as principais questões que devem permear a sabatina do indicado ao STF

Indicado para o Supremo Tribunal Federal (STF), o advogado Cristiano Zanin será sabatinado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado na próxima-quarta-feira (21/6) – acompanhe ao vivo. A expectativa em torno da sabatina é o tema que abordado nesta semana no Sem Precedentes, podcast do JOTA que discute o Supremo e a Constituição.

A ideia é que na sabatina os senadores façam perguntas para conhecer melhor o possível posicionamento de Zanin dentro do Supremo em relação a temas sensíveis aos congressistas. Entre essas questões que o novo episódio do podcast discute estão pautas que já foram julgadas no STF, mas que determinaram a visão da Corte, como cotas raciais, aborto de fetos anencefálicos e união homoafetiva. No futuro, Zanin pode não estar ao lado daqueles que defenderão a descriminalização do aborto pela via judicial.

+JOTA: AO VIVO – Sabatina de Cristiano Zanin, indicado ao STF, na CCJ do Senado

Os senadores também devem questionar o advogado sobre a relação pessoal com o presidente Lula e como ela afetaria o posicionamento dele no Supremo, afinal Zanin foi o advogado que representou o petista nas ações da Operação Lava Jato. Além disso, ao fazer a indicação para o Supremo, Lula ressaltou que são amigos. Há senadores que o acusam de não observar o princípio da impessoalidade.

Outra questão é sobre o futuro do escritório de advocacia de Zanin, onde advoga com a esposa Valeska Teixeira Zanin Martins. Ao assumir a vaga no Supremo, o advogado abre mão da banca, referência em disputas empresariais, que inclui o recente caso das Lojas Americanas.

O debate sobre a sabatina é conduzido pelo diretor de conteúdo do JOTA, Felipe Recondo e conta com participação do time fixo do Sem Precedentes, composto por: Juliana Cesario Alvim, professora da Universidade Federal de Minas Gerais e da Central European University; e Thomaz Pereira, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro. Diego Werneck, professor do Insper, em São Paulo, não participa deste episódio.

Assista ao novo episódio do Sem Precedentes:

Sair da versão mobile