Lifestyle

O Direito na ficção: 30 livros – Parte 2

"A Confissão", "O álibi", "Advogado do Diabo", "Dossiê pelicano", "O cliente" e mais
Redação JOTA
Aa Aa

O JOTA elaborou uma pequena lista em que o cotidiano dos tribunais e alguns conflitos humanos em torno das leis são retratados na ficção.

Para se chegar a essa seleção, foram consultados sites e blogs nacionais e internacionais especializados no tema. Como toda listagem, poderá ser possível apontar omissões de alguns trabalhos ou o fato de se superestimar outros. Porém, buscou-se aqui catalogar livros altamente recomendados por críticos e admiradores do gênero.

Os textos são adaptações das sinopses fornecidas pelas editoras brasileiras.

 

A CONFISSÃO

John Grisham

confiss

Donté Drumm é condenado à prisão por um crime que não cometeu – o assassinato de sua colega de escola, Nicole Yarber. E agora, a menos de uma semana para a data de sua execução, o verdadeiro assassino, Travis Boyette, aparece e resolve assumir a culpa. Travis tem um tumor cerebral, está com os dias contados e parece se sentir mal por enviar um inocente à morte. O problema é que o sistema judiciário já ligou o relógio para a execução de Drumm. Uma revelação de última hora pode não ser suficiente para parar o cronômetro e ninguém parece muito disposto a admitir o erro. A vida de um homem inocente está em jogo e o Texas está com tudo pronto para executá-lo.

 

O PODER E A LEI

Michael Connelly

poderlei

Mickey Haller é um advogado diferente: seu escritório se resume ao banco traseiro de um sedã Lincoln. Diariamente, ele roda pelos tribunais de Los Angeles defendendo pequenas causas. Quando é escolhido para defender um jovem playboy de Beverly Hills, o advogado acredita que está diante do caso mais fácil – e rentável – de sua carreira. Mas a morte de alguém muito próximo o leva a se defrontar com o mal em sua forma mais assustadora.

 

A HORA DA VERDADE

Lisa Scottoline

hora-da-ve

Jack Newlin, um importante advogado da Filadélfia, chega em casa tarde e encontra o corpo de sua mulher esfaqueado. Os indícios apontam a filha de 16 anos do casal como culpada pelo crime, pois ela nunca se deu muito bem com a mãe. Preocupado com o que pode acontecer com a garota, Jack faz o que imagina que um bom pai deve fazer: assume a autoria do assassinato e entrega-se. A polícia não acredita muito em sua história, mas acaba convencida de sua culpa. Para garantir a própria condenação, Jack contrata uma advogada inexperiente, Mary DiNunzio, que trabalha no escritório de Bennie Rosato. Mas algo especial acontece entre os dois e ela, mesmo, contrariando a vontade dele, decide fazer de tudo para provar sua inocência, ainda que isto signifique que precisará desmascarar o verdadeiro assassino.

 

INDÍCIOS INCRIMINADORES

Sheldon Siegel

indici

Sucesso em mais de dez países, Sheldon Siegel finalmente chega ao Brasil, trazendo com ele o grande Mike Daley, um advogado criminalista de São Francisco. Não, Daley não é um sujeito glamoroso, que usa ternos caros e bem cortados, unhas aparadas e um Rolex no pulso. Ele lida com o pior tipo de gente, criminosos que tem de se esforçar para tirar da cadeia. Mas, muitas vezes, Daley defende homens inocentes. E, apesar de todas as opiniões contrárias, este pode ser o caso de Prentice Marshal Gates III, chefe da Promotoria que, às vésperas da nova eleição para o cargo, é encontrado num quarto de hotel com o corpo de um jovem algemado e amordaçado, morto em sua cama. Todos os indícios apontam para a culpa de Prentice. Mas Daley vê mais no caso do que a imprensa e os adversários políticos do réu. Coloca, então, todo o seu prestígio em jogo para inocentar um homem que, anos antes, quase acabou com sua carreira. Um novo título da série Suspense Legal, dedicada a thrillers de tribunal e a romances de ação protagonizados por advogados competentes que se arriscam ao expor sentimentos pessoais e questionamentos éticos na busca da verdadeira justiça.

 

ERROS IRREVERSÍVEIS

Scott Turow

erros

Rommy Gandolph foi condenado à morte após ser considerado culpado por um triplo homicídio. Dez anos mais tarde, apenas algumas semanas antes de sua execução, novos acontecimentos lançam luz sobre o caso e Rommy ganha uma chance de provar sua inocência. Em Erros irreversíveis, os personagens complexos de Scott Turow levam o leitor em uma viagem eletrizante pelo mundo dos tribunais.

 

A HERANÇA

John Grisham

her

O mais novo thriller de John Grisham conduz o leitor de volta ao maior sucesso de sua carreira, Tempo de matar. Dessa vez, o advogado Jack Brigance está envolvido em mais um julgamento polêmico, capaz de trazer à tona velhas tensões raciais e desenterrar detalhes nebulosos do tortuoso passado da pequena cidade de Ford County. O livro está há mais de 25 semanas na lista dos mais vendidos do The New York Times.

Desiludido com o direito e às voltas com inúmeros problemas financeiros, Jake Brigance procura um meio de sobreviver ao caos em que sua vida se transformou após o julgamento de Carl Lee Hailey, em 1985. E agora, passados três anos, Jake trata de pequenos casos em Clanton, uma cidade esquecida no Mississippi. Mas a paixão de Jake é renovada quando recebe pelo correio um inesperado pedido. Seth Hubard, recluso morador de Clanton, se suicidou no domingo, mas na véspera enviou para o advogado seu testamento, escrito à mão e com ordens claras: os seus bens devem ser divididos entre um irmão há muito desaparecido, a sua igreja, e Lettie Lang, sua empregada. Nada para seus filhos e netos. A guerra está começando e a fúria aumenta quando é descoberto que o espólio de Seth passa de 20 milhões de dólares.

Jake, mais uma vez, está no olho do furacão. O jovem advogado tem que defender seu cliente, ao mesmo tempo em que tenta reorganizar sua vida. Os filhos de Seth contratam advogados para contestar o testamento. O argumento é simples: o pai estava muito doente e tomando fortes medicamentos, por isso não estaria raciocinando com clareza. Além disso, o fato de Lettie ser negra e possuir uma família problemática, em um Mississippi racista e preconceituoso, não parece favorecer o caso para Jake.

 

PODER ABSOLUTO

David Baldacci

poder

Luther Whitney está prestes a cometer o último roubo de sua vida. Ele pretende passar a aposentadoria em alguma praia distante. Mas seus planos vão por água abaixo quando a dona da casa invadida por ele aparece de repente, acompanhada do amante – o presidente dos Estados Unidos.

Escondido, Luther vê o romance entre Christy Sullivan e Alan Richmond esquentar muito, a ponto de virar uma briga séria. Quando ela ameaça matar o amante com um abridor de cartas, os agentes da guarda presidencial imediatamente entram em ação. De repente Luther passa de ladrão a única testemunha de um crime, diante de uma mulher morta e de uma verdade devastadora, em que ninguém jamais vai acreditar: o presidente é um assassino.

Quando as investigações começam – com o misterioso interesse e apoio do Serviço Secreto –, as suspeitas logo recaem sobre Luther. Mas ele também tem um aliado: Jack Graham, um amigo de longa data, ex-namorado de sua filha, que se arrepende amargamente de ter trocado a defensoria pública pela roda endinheirada do direito corporativo.

Um ladrão escrupuloso, um advogado obstinado, um detetive que não aceita nenhum caso sem solução e um grupo de pessoas dispostas a qualquer coisa pelo poder. Tudo isso faz de Poder absoluto um livro alucinante, que tornou David Baldacci um dos maiores autores de suspense do mundo.

 

O REI DAS MENTIRAS

John Hart

rei

Neste romance de estreia, John Hart cria um thriller jurídico repleto de suspense e guinadas radicais. Um homem se vê entre duas verdades: uma que poderá destruí-lo e outra que poderá libertá-lo. A mãe morreu há um ano; e o pai, misteriosamente desaparecido, é encontrado morto. Agora, ele é herdeiro de 15 milhões de dólares, o que o leva a ser o principal suspeito do crime. O estilo de John Hart tem sido comparado ao de Scott Turow e John Grisham.

 

O ÁLIBI

Sandra Brown

alibi

A solução do assassinato do construtor Lute Pettijohn, homem de grande influência em Charleston, odiado por muitos por suas características pessoais e seus negócios inescrupulosos, pode ser o passaporte para o cargo de procurador-geral da cidade (que breve estaria vago), disputado por Hammond Cross e Stefanie Mundell, assistentes do promotor público.

No mesmo dia do assassinato de Pettijohn, Hammond Cross conhece uma mulher no que ele acredita ser um encontro acidental e, sem saber nem mesmo seu nome, passa a noite com ela. Quando acorda, vê que a misteriosa mulher havia desaparecido, só deixando como pista uma ligação que havia feito de seu telefone.

Ele segue esta pista na esperança de reencontrar a mulher que tanto o fascinara, mas descobre que ela corresponde ao retrato falado da última pessoa vista nas proximidades do crime. Logo, o detetive Rory Smillow, ex-cunhado e desafeto do morto, e Stefanie Mundell, ex-amante e rival de Cross na disputa pela promotoria do caso, apontam sua nova paixão como a principal suspeita.

Este é o núcleo central do romance policial O Álibi , bestseller nos Estados Unidos, da americana Sandra Brown. Nele, a autora conduz a história com uma narrativa envolvente, dinâmica e uma percepção aguçada da natureza humana, dando à história um final surpreendente.

 

O DOSSIÊ PELICANO

John Grisham

doiss

Dois juízes: Rosenberg, famoso por defender causas liberais, Jensen, suspeito de tendências homossexuais. Um único assassino: terrorista, procurado em nove países diferentes, implacável, a serviço de um mandante insuspeitado. Quando a estudante de direito Darby Shaw começa a decifrar os dados de dois crimes que abalam a opinião pública americana, está apenas exercitando sua argúcia de primeira aluna. Depois do assassinato do professor Callahan, seu namorado, a questão adquire contornos de luta pela sobrevivência. Qual seria a relação das mortes com um lento processo envolvendo uma companhia petrolífera e uma pequena entidade, a Fundo Verde, interessada em impedir a extinção do pelicano marrom? Com a ajuda do jornalista Gray Grantham e tendo como pano de fundo a exótica Nova Orleans, Darby Shaw desmascara conexões capazes de derrubar um presidente. Com O dossiê pelicano, John Grisham se estabelece como autor de ritmo tenso e personagens convincentes a serviço de tramas sempre impecáveis.

 

JUSTIÇA SUPREMA

Phillip Margolin

supre

Sarah Woodruff está no corredor da morte pelo assassinato de seu amante, John Finley. Quando ela apela para a Suprema Corte, uma juíza é misteriosamente atacada. Alguém está disposto a tudo para impedir a revisão do caso. Quando Dana é chamada para investigar a ligação entre a apelação de Woodruff e os incidentes que têm envolvido os juízes, vem à tona um tiroteio que aconteceu anos atrás em um pequeno navio cargueiro, no qual foram encontradas drogas ilegais e a tripulação inteira morta. O único sobrevivente? John Finley. Com a ajuda de Brad Miller e Keith Evans, Dana deve desvendar um plano de trapaça armado em torno das agências de inteligência norte-americana. Logo, o trio se vê em meio a uma trama política cujo perigo é mortal.

 

O ADVOGADO DO DIABO

Andrew Neiderman

ad

Quando Kevin Taylor é aceito no escritório de advocacia John Milton e Associados, ele acredita ter chegado ao topo de sua carreira. Em Nova York, descobre uma vida de prazeres com a qual jamais sonhou. Entretanto, Kevin terá de aprender que tudo tem um preço, e, no seu caso, esse preço pode ser a sua própria alma. Advogado do diabo inspirou a adaptação homônima para o cinema dirigida por Taylor Hackford e estrelada por Keanu Reeves e Al Pacino.

 

A VENDETA

Lisa Scottoline

vendeta

Judy Carrier, uma advogada do escritório de Bennie Rosatto, envolve-se em um dos casos mais complicados de sua vida: defender Tony Pombo, um imigrante de 79 anos, de uma acusação de assassinato. Poderia ser uma defesa como qualquer outra se o réu não fizesse questão de assumir sua culpa. O que ele fez não foi assassinato, mas justiça. Pelo menos de acordo com o código da vendeta italiana, segundo o qual é a única maneira de limpar a honra de um homem é com sangue. Sua vítima, Angelo Coluzzi, um octogenário ex-membro do Partido Fascista, que durante a Segunda Guerra matou a esposa de Tony. Enquanto mergulha no processo em busca de um jeito para livrar seu cliente da pena de morte. Judy descobre muita sujeira sob o tapete dos Coluzzi, uma bela história de amor e, talvez, o homem de sua vida.

 

REVIRAVOLTA

Michael Connelly

revia

Em Reviravolta, um crime brutal havia abalado a vida dos moradores de Hancock Park em 1986: Melissa Landy, 12 anos, foi estuprada e assassinada, seu corpo tendo sido abandonado em uma lixeira. Vinte e quatro anos depois, o caso volta a julgamento, sob o olhar atento da mídia e do público. Com o surgimento de novas evidências, o crime cometido há duas décadas pode ter um novo culpado com a reabertura do caso. O acusado original, Jason Jessup, tem agora em mãos uma prova de DNA que pode inocentá-lo, gerando uma reviravolta que acabou conquistando o apoio da opinião pública. Porém, Mickey Haller, conhecido pelas defesas vitoriosas, aceita agora uma nova missão: atuar pela primeira vez como promotor de justiça, provando a culpa de Jessup. Para ter sucesso em sua primeira incursão como promotor, Mickey Haller conta com a ajuda de nomes já conhecidos das tramas de Connelly: a agente do FBI Rachel Walling; a promotora Maggie McPherson, sua ex-mulher e mãe de sua filha; e, finalmente, Harry Bosch, seu meio-irmão. Haller precisa superar um advogado de defesa hábil na manipulação da mídia, um réu ardiloso e uma testemunha relutante em depor anos após o crime que abalou sua vida.

 

O CLIENTE

John Grisham

cli

Mark Sway, um garoto de onze anos, testemunha o bizarro suicídio de um advogado de Nova Orleans. Antes de morrer, o homem conta a Mark um segredo que envolve o recente assassinato de um senador da Louisiana, cujo matador, um mafioso, está prestes a enfrentar o tribunal. Pressionado pela polícia, pelo promotor e pelo FBI, Mark deveria revelar a confissão, mas recusa-se a fazê-lo. Ao invés disso, prefere contratar uma advogada, Reggie Love, cinquenta e dois anos, mulher durona, vivida e corajosa, que vem dedicando sua vida à defesa de menores que sofrem toda a espécie de abuso. Desta vez, no entanto, tudo indica que Reggie pegou uma tarefa grande demais. Quando o Juiz de Menores declara que Mark não tem escolha, pois sua vida corre sério perigo, Reggie acredita que terá que ceder. É quando Mark surge com um plano maluco. Reggie topa experimentar. Sabe que sua única chance é que ele dê certo. Combinando o suspense e as reviravoltas na trama que são sua especialidade, John Grisham criou uma história que hipnotiza o leitor. Com personagens bem construídos, humor e o conhecimento das leis que o tornaram famoso, O cliente prova por que hoje Grisham é um dos escritores mais populares do mundo.

Aa Aa
COMENTÁRIOS

Comentários