Jotinhas

CGU vai orientar prefeitos sobre problemas de gestão

Em encontro no dia 6 de fevereiro, Ministério da Transparência vai abordar má aplicação de
Raquel Alves
Aa Aa

O Ministério da Transparência (CGU) inicia nesta quinta-feira (5/1) uma ofensiva para orientar prefeitos a evitar condutas na administração pública que abram a possibilidade de futuras condenações por má aplicação dos recursos repassados pela União ao caixa das prefeituras.

Hoje, os prefeitos recebem um “Save the Date” para dia 6 de fevereiro, quando será realizado um encontro para que gestores recebam indicações.

O objetivo é evitar falhas na administração dos recursos, como as verificadas em 2016 quando houve prefeituras que não comprovaram a atuação de nutricionistas para avaliação da merenda oferecida pelas escolas, utilizaram os transportes escolares de forma inadequada ou demoraram a destinar os recursos em Saúde que deveriam ser usados em caráter emergencial para o combate à transmissão da dengue, zika e chikungunha.

De acordo com a CGU, “os problemas surgem, na maioria das vezes, por falta de implementação de controles internos da gestão, desinformação e despreparo do gestor público; e não, necessariamente, por atos de corrupção, má-fé ou dolo.”

Na segunda-feira, cada chefe do Executivo municipal receberá uma carta do ministro Torquato Jardim com um convite formal para o encontro, que será realizado em todas as capitais. Além disso, após o encontro a CGU lançará o Painel Municípios com dados e avaliações do ministério para apoiar a gestão municipal.

Raquel Alves - De Brasília

Aa Aa
COMENTÁRIOS

Comentários