Consenso

TJDFT inaugura segundo posto avançado de conciliação

Posto vai funcionar na OAB-DF
Aa Aa

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT) vai inaugurar nesta quarta-feira (28/9) o segundo posto avançado do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e de Cidadania de Brasília (Cejusc). A iniciativa tem por objetivo facilitar o acesso às práticas de conciliação.

A instalação é fruto de parceria firmada por meio de convênio, assinado em 2014, entre o TJDFT e o Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). O posto vai funcionar nas dependências do Núcleo de Práticas Jurídicas do IDP.

Com o posto avançado em funcionamento, as partes envolvidas em processos judiciais não precisarão mais se dirigir à sede do tribunal para realizar a conciliação. Uma vez feito o acordo, ele será remetido ao TJDFT e homologado pela juíza responsável. Este é o segundo posto avançado do CEJUSC em Brasília.

O Núcleo de Práticas Jurídicas do Instituto Brasiliense de Direito Público fica localizado no prédio da OAB-DF, SEPN 516, Bloco B, Lote 7, Asa Norte. O outro posto avançado, parceria do TJDFT e a faculdade Uniceub, funciona no Setor Comercial Sul e presta atendimento a toda população do Distrito Federal.

Segundo informações do tribunal, a ampliação dos CEJUSCs é um projeto institucional, vinculado à Presidência e visa fomentar métodos consensuais de solução de conflitos e aperfeiçoar a qualidade de atendimento ao usuário. O Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação – Nupemec e os CEJUSCs estão vinculados à 2ª Vice-Presidência, comandada pelo desembargador José Jacinto Costa Carvalho.

No evento de abertura estarão presentes o 2º Vice-Presidente do TJDFT, desembargador José Jacinto Costa Carvalho; o Presidente do Tribunal Superior Eleitoral e ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes; o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Marco Buzzi; a Coordenadora do Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação do TJDFT, juíza Luciana Sorrentino; e juízes coordenadores dos CEJUSCs do TJDFT.

Mariana Muniz - Brasília

Aa Aa
COMENTÁRIOS

Comentários